Projetos de Extensão do curso de Ciências Biológicas aprovados no Edital 012/2022
Os projetos desenvolvidos no Departamento de Educação, Campus VII, UNEB, em Senhor do Bonfim, abrangem os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Matemática, Pedagogia e Teatro, voltados para descobertas, aprimoramentos, maior aprendizado, avanço da ciência e de uma formação crítico-reflexiva, sendo uma referência relevante em número de projetos de extensão contemplados com bolsas das agências de fomentos (FAPESB, CNPq e da UNEB. De um total de 61 Projetos de Extensão apresentados ao Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do DEDC/Campus VII, 34 deles foram aprovados no Edital 012/2022, sendo 32 contemplados com bolsas de monitoria de extensão no Edital 012/2022, dentre eles os docentes do curso de Ciências Biológicas desenvolvem várias ações que alcançam e contribuem com as comunidades. Os pesquisadores/docentes trabalham com temas relacionados a fungos, meio ambiente, animais silvestres, arqueologia/paleontologia, formação de professoras antirracistas
Dentre os contemplados está o projeto “Espaço Ciência Micológica”, que expõe diferentes trabalhos utilizando fungos e é coordenado pela Profa. Dra. Maria José Pinho, juntamente com a monitora Letícia Rosa, “busca ampliar um pré caminhar para uma prática formativa e cidadã integrando a Universidade com a comunidade em prol de resultados significativos, produtivos, formativos e auto formativos, além da relação interpessoal estabelecida entre estudantes e comunidade externa, ampliando a rede de trabalho colaborativo e desmitificar (pré)conceitos ligados à área, dessa forma cobre uma lacuna na área da micologia existente no Território Piemonte Norte do Itapicuru o que o deixa em posição relevante”. Assim, o projeto amplia o retorno para os discentes do curso com aprimoramento do conhecimento científico, já para estudantes da educação básica é a popularização da ciência e a comunidade em geral, para os professores é uma formação continuada em relação ao ensino da micologia com atividades lúdicas, gerando visibilidade e transparência das atividades acadêmicas da UNEB.
Com o trabalho em prol da conservação da biodiversidade, sob a coordenação da Profa. Dra. Valdira de Jesus, vem sendo desenvolvido o projeto “O Herbário como fonte de conhecimento na conservação do meio ambiente para os estudantes do ensino fundamental e médio”, com a bolsista Nicole da Silva, salienta, que Herbário “é um ambiente de caráter interdisciplinar, uma vez que une diversas áreas do conhecimento relacionados às Ciências Biológicas, notadamente Geologia/Geografia, Ecologia, Química e Artes”. A pesquisadora, ainda pretende contribuir para a geração de informações acerca das plantas e a inserção dos alunos(as) no meio acadêmico e auxiliar na formação de professores(as) na área de botânica, como também incentivar os projetos que estimulem práticas pedagógicas e favoreçam a aplicação dos conteúdos botânicos em salas de aula.
Destaca-se na linha da prevenção e preservação o projeto “Prevenção de zoonoses através do diálogo com a comunidade”, coordenado pela Prfa. Dr. Marta Maria Oliveira de Santana, auxiliada pelo monitor/bolsista Kaique Fernandes, visa “orientar comunidades de Senhor do Bonfim-Ba, através de conversações e demais ações educativas sanitárias como palestras, visitas à rede pública de ensino, exposições em itinerâncias e participação em eventos acadêmicos, enfatizando o correto manejo dos animais domésticos e enfocando a conscientização da guarda responsável na tentativa de prevenir a transmissão de patologias”. Conforme a pesquisadora/docente o projeto foi iniciado em 2009, e abarca discentes dos cursos de Biologia, Pedagogia e de Enfermagem, com a realização de alertas a comunidade acerca da prevenção de zoonoses, dessa forma contribui e envolve a Universidade/discentes nos problemas sociais e sanitários das localidades, fortalecendo o elo entre as comunidades locais e a Universidade.
Para incentivar o “Combate ao tráfico de animais silvestres através da extensão universitária/ensino de zoologia/educação ambiental nas escolas”, o projeto de extensão coordenado pela Prfa. Dra. Rosana da Silva Peixoto, com o auxílio da monitora Isa Bianca Silva, tem como “objetivo principal despertar a preocupação em preservar a fauna silvestre da caatinga através do combate ao comércio ilegal de animais vertebrados, uma das formas é através da conscientização da população consumidora sobre as consequências desta atividade, tanto do ponto de vista da perda da biodiversidade e suas vertentes, quanto das penalidades legais que podem recair sobre os indivíduos direta ou indiretamente participem desta atividade”. As ações executadas são palestras informativas em colégios estaduais do território, oficinas com análise das questões relacionadas ao comércio ilegal, além de atividades lúdicas e ações educativas de conscientização para o combate ao tráfico e cativeiro ilegal de animais silvestres.
No desenvolvimento de trabalhos voltados a Arqueologia e Paleontologia o projeto de extensão “Patrimônio”, coordenado pela arqueóloga Profa. Dra. Cristiana Cerqueira, com o bolsista Sara Catarina Lima, além de voluntários dos Laboratórios de Arqueologia e Paleontologia, onde são analisados uma gama de materiais arqueológicos identificados na região de Senhor do Bonfim e catalogados, como também em outros sítios arqueológicos. A Profª Dra. Cristiana Cerqueira de Santana, coordenadora do projeto “Patrimônio”, esses visam apresentar a Arqueologia e a Paleontologia para a comunidade e devolver para o público em geral os conhecimentos gerados dentro da Universidade que é pública, pois as nossas pesquisas devem ser devolvidas ao público sob a forma de conhecimentos, educação e valorização da nossa cultura”, pontua.
A formação de professoras negras é a temática discutida no projeto “Entre Conversas, Narrativas e a Formação de Professoras Negras Antirracistas no Ensino de Biologia”, que tem como coordenadoras a Profa. Ma. Kelly Meneses Fernandes e a Profa. Dra. Leidiane Macambira (Instituto de Educação Ismael Coutinho-RJ), que explicam “a partir do desenvolvimento de um curso de formação teórico-política voltado para graduandas negras do curso de Ciências Biológicas dos diversos campi da UNEB, buscamos entre a partilha de narrativas autobiográficas de outras mulheres negras, promover a formação de professoras negras antirracistas de Ciências/Biologia”. O projeto tem o auxílio de uma monitora/bolsista, a discente Allana Souza.
Para maior valorização, visibilidade, como também ampliação dos projetos na Biologia o Departamento de Educação, Campus VII, em Senhor do Bonfim, receberá a obra pronta do Pavilhão dos Laboratórios do curso de Ciências Biológicas em 2022, sendo uma construção que veio da iniciativa do coletivo de docentes do Colegiado de Ciências Biológicas com apoio das gestões do campus 7, em diferentes espaços temporais, que juntamente com a Reitoria da UNEB tem lutado para a sus concretização com o início da obra, da construção ora iniciada, como um marco para todos os docentes, discentes e técnicos do DEDC/7. Essa conquista fortalece a importância dos projetos de extensão como um retorno apresentado diariamente a comunidade, com avanços significativos nos segmentos da educação, saúde, Paleontologia, Arqueologia, Biologia, culturas, e teatro nas aprendizagens assistidas para engajamento e a consolidação do departamento no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru, como também para outras regiões.