Acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro e as inscrições abertas no portal sge.uneb.br
O projeto de Extensão “Entre Conversas, Narrativas e a Formação de Professores/as Antirracistas no Ensino de Biologia” do Curso de Ciências Biológicas do Departamento de Educação, Campus VII, Senhor do Bonfim realiza nos dias 23 e 24 de novembro o Seminário “O Ensino de Ciências após 20 anos da Lei 10.639/2003: quebra de muros e a diversidade de ensinar por múltiplos caminhos”. O evento acontecerá de forma remota e terá mesas redondas e oficinas e as inscrições podem ser realizadas no portal sge.uneb.br.
A Lei 10.639/2003 vigora que nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nos seus artigos que o conteúdo programático a que se refere o caput incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil; os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.
Entre conversas, narrativas e formação de professores/as antirracistas no ensino de Biologia é coordenado pela Profa. Kelly Fernandes – DEDCVII e a Profa. Leidiane Macambira – Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, salientam a importância e a construção do evento “o Seminário foi construído a partir da primeira versão do Projeto de Extensão Entre Conversas, Narrativas e a Formação de Professores/as de Biologia Antirracistas no ano de 2022, onde aconteceu no Curso de Extensão, em que foi compartilhado pelos/as cursistas, dificuldades em pensar ações para um ensino de biologia em diálogo com as relações étnico-raciais. Contando com auxílio de duas estudantes bolsistas lana Souza e Larissa Souza, o nosso propósito é contribuir para a formação de professores/as de ciências e biologia pautada em uma concepção comprometida com a diversidade das vidas, dos saberes, das visões de mundo. Educação como reinvenção de um mundo plural”.
O Seminário “O Ensino de Ciências após 20 anos da Lei 10.639/2003: quebra de muros e a diversidade de ensinar por múltiplos caminhos” tem o apoio da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, do Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues-LAHAFRO, Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biologia – LIPEEBIO e o Laboratório de Estudos e Aprontos Multimídias – LAEM.