Educação em saúde e cuidar são temáticas dos projetos de extensão do curso de Enfermagem, Campus VII

Projetos de Extensão do curso de Enfermagem aprovados no Edital 012/2022

Neste ano no Edital 012/2022, o Departamento de Educação, Campus VII, em Senhor do Bonfim, com seus docentes/pesquisadores(as) tiveram aprovados 34 projetos de extensão, dentre os quais 32 com bolsa de monitoria das agências de fomento (Cnpq, Fabesb e a UNEB). Os(As) docentes do Colegiado do Curso de Enfermagem conseguiram a aprovação de sete projetos com abordagens que trabalham com a Covid-19, cuidados com idosos, educação sexual e na saúde, conteúdos que contribuem com o aprendizado das(os) discentes e a comunidade externa. Essas ações transformam temáticas relevantes para a comunidade em práticas de cuidar e Educação em saúde, com o desenvolvimento sociocultural, respeito a cidadania, além da diversidade, em todo o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.  

Na linha da informação e promoção à saúde o projeto de extensão “Juntos contra o coronavírus”, coordenado por professoras e conta com a participação de estudantes do curso, e desde 2020 trabalham com o mapeamento da Covid-19 na Região de Saúde de Senhor do Bonfim (BA), o qual é referência em informações da evolução dos dados da pandemia, coordenado pela Profa. Dra. Simone Santana e com a bolsista Josenilde Damascena. A pesquisadora explica que a concepção do projeto é “contribuir para o enfrentamento da pandemia na região de saúde de Senhor do Bonfim-BA, ainda executa elaboração e publicação de material educativo, emissão de boletins epidemiológicos da região, essas ações do projeto reforçam também o papel social da universidade em contribuir, entre outras coisas, para o pensamento crítico, compromisso, responsabilidade social, a popularização da ciência e ampliar ações interinstitucionais entre gestão municipal e universidades”.  

A dinâmica do extensionismo auxilia em diferentes áreas da saúde, assim como, o projeto “O Apoio Profissional como Meio de Superação do Sofrimento Familiar na UTIP-GAP”, conforme a docente/pesquisadora Profa. Ma.Verônica Mascarenhas, com a monitora/bolsista, Kellen Karoline Almeida, “o projeto visa executar atividades de apoio e orientação para a superação do sofrimento vivenciado pelos familiares de crianças internadas na UTIN”. A ideia de criar o projeto surgiu em 2021, com o aumento dos casos da Covid-19, com o intuito de ter cuidados voltados para as famílias que estavam sofrendo com familiares nas Unidades Intensiva de Tratamento – UTI. Assim, “o projeto também inseriu os discentes no cuidado centrado no paciente e a sua família, que muitas vezes não é objeto do cuidado da Enfermagem. O GAP que está em processo de capacitação dos seus monitores através de discussões teóricas e treinamento de protocolos, tem atuação prática prevista para setembro de 2022”. 

Para beneficiar os(as) discentes em aprimorar o conhecimento prático necessário em ações para o trabalho em relação a proteção, o autocuidado e educação sexual dos mais jovens são as linhas desenvolvidas pela Profa. Ma. Eliene Almeida Santos, coordenadora do projeto “Práticas educativas em saúde: gênero, educação sexual e sexualidade”, com a bolsita, Caroline Oliveira, tendo como objetivo sensibilizar discentes e comunidade para a importância da educação sexual e respeito à diversidade sexual e de gênero através de práticas educativas em saúde. “O foco é em especial nos adolescentes e jovens, por estarem em formação e desenvolvimento da própria sexualidade, além de potencializar as experiências das monitoras nas ações extramuros da Universidade e na discussão e problematização de debates sobre diversos temas que tenham ligação direta ou indireta com educação sexual, sexualidade e gênero”.  

A conscientização de jovens é o objetivo do projeto “Sexualidade, gênero e HIV: desafios da prevenção entre os jovens e uso do preservativo feminino”, que atua desde 2021, coordenado pela Profa. Dra. Cleuma Suto, aproximar os(as) estudantes do preservativo feminino, pois o “uso do preservativo não é consistente entre os mais jovens, embora o nível de informação seja elevado em relação à forma de prevenção ao HIV, buscamos estabelecer um diálogo com estudantes, professores e ampliar a possibilidade de divulgação de estratégias de prevenção/proteção”, salienta a professora.

Com o intuito de impulsionar a rede de cuidados com a saúde o projeto de extensão “Educação em Saúde no Programa Hiperdia: Intervenção Junto aos Usuários da Estratégia de Saúde da Família para Redução de Fatores de Riscos Cardiovasculares”, coordenado pelo Prof. Dr. Álvaro Luís Muller, com a monitora Joana Bispo, conforme o pesquisador “propõe acompanhar pacientes e suas famílias no Programa HIPERDIA, dando ênfase às medidas de prevenção primária e realização de educação em saúde na promoção, prevenção e detecção precoce de doenças como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, bem como aterosclerose e outras doenças cardiovasculares”. Com intuito de sensibilizar o público nas unidades de saúde da família, com abordagem em temas, como hábitos alimentares saudáveis, controle do peso, ingestão de álcool, tabagismo, prática de exercícios e diferentes atividades que reduza os fatores de risco. 

O declínio físico e muitas vezes intelectual, como consequência do envelhecimento, continua sendo um grande desafio para a ciência e uma preocupação constante em diferentes áreas, assim o coordenador Prof. Dr. Glauber Brandão, com o projeto “Educação em saúde para idosos”. Ademais, o cuidado “torna-se necessário com o desenvolvimento de ações efetivas para esta faixa etária, principalmente devido à ausência de redes sociais de apoio e consequentemente a falta de acesso a informações confiáveis sobre saúde, formas de prevenção e cuidado”. 

Promover cuidados e assistências são potencializados nas ações do projeto “Cicatrizar – Ampliando o conhecimento acerca do tratamento de feridas, através da extensão universitária”, sob a coordenação da Prof. Márcia Danielle de Souza, a qual salienta que “a ideia nasceu do desejo de um grupo de docentes da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VII, Christiene Alencar, Isaiane Bittencourt e Márcia Danielle, de levar conhecimento atualizado para quem cuida de pessoas com ferida”. Na área da saúde, as atualizações de condutas são constantes, e levar o conhecimento acerca do tratamento de feridas para os profissionais da rede de atenção à saúde de Senhor do Bonfim, se tornou o objetivo do projeto, assim, pretende-se treinar equipes de saúde para o cuidado integral ao paciente com ferida; promover debates reflexivos sobre a temática; disseminar conhecimento atualizado para a rede de atenção à saúde de Senhor do Bonfim sobre a temática; ampliar o conhecimento dos discentes no âmbito social e técnico; desenvolver a habilidade dos discentes de exposição de ideias em público e subsidiar campo de coleta de dados ou problemas para pesquisas futuras. 

O avanço da ciência e as novas adaptações na Saúde são necessárias para ampliar os cuidados a sociedade, ademais, contribuir nos diversos espaços em que os docentes atualizam/aprimoram as atividades com os(as) discentes para atuarem em seus diferentes contextos pessoal e profissional. Sendo assim, os docentes/pesquisadores do curso de Enfermagem do Departamento de Educação, Campus VII, em Senhor do Bonfim, efetivam projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, o tripé da Universidade com conceitos na área da Saúde que beneficia na formação e na qualidade da assistência desenvolvida no currículo do curso.  

Irenilda Maria

NAC – DEDCVII/UNEB