O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ofertado pelo Departamento de Educação, Campus VII, UNEB, em Senhor do Bonfim, desenvolve diversos projetos de extensão que auxiliam na formação dos(as) discentes, além de realizar atividades em diferentes setores da região. Docentes do colegiado do curso têm projetos contemplados no Edital 012/2022, e monitoria com bolsa das agências de fomento. O Congresso Brasileiro de Contabilidade define as Ciências Contábeis como estudo e prática das funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica, além de visar os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, de pessoas físicas e jurídicas.
As dinâmicas dos projetos aprovados auxiliam na organização do Plano Municipal de Educação (PME), como também em práticas para educação financeira dos produtores rurais do município. As metas do Plano Municipal de Educação são baseadas no Plano Nacional da Educação (PNE), o qual tem 20 metas e de 1 a 3 indicadores para cada meta. Os dados para a construção e acompanhamento dos indicadores para cada município encontram-se dispersos em diferentes fontes, assim o projeto “Estatística ‘prá quê’? Subsidiando informações para o acompanhamento dos Planos Municipais de Educação do território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru”, conforme o coordenador Profº Dr. Ariel Gustavo Letti, que tem como monitor/bolsista o discente, Marcelo Santos, destaca que o objetivo “já declarado em seu título, partiu da percepção sobre a importância de informações confiáveis e organizadas para que o Conselho Municipal de Educação de cada município possa realizar o acompanhamento do seu respectivo PME” conclui.
Para coleta dos dados a atuação do projeto é em identificar as metas do PNE e de cada PME, desta forma verificar as fontes dos dados para calcular cada uma das metas e indicadores, organizar estes dados e calcular os indicadores. Com todas as metas calculadas serão disponibilizados relatórios personalizados para cada equipe municipal de acompanhamento do PME. Essa identificação das metas/indicadores nacionais e dos municípios da região que já possuem PME para serem acompanhados, está sendo executada há três meses, com o próprio coordenador com o auxílio do monitor bolsista, além de três monitores voluntários. As atividades desenvolvidas no projeto estão previstas para serem concluídas até final de 2022 e o professor Ariel, almeja ao “fim das etapas de identificação ter como resultado um relatório para cada município da região, contendo a evolução de cada uma das metas/indicadores para o período de 2012 a 2021”, explica.
Na continuidade do extensionismo e com intuito de contribuir com os produtores rurais do território em colaborar com o planejamento e controle dos gastos da produção, visto que nos históricos são evidentes a ausência de registros do desenvolvimento em suas propriedades, em virtude de muitos deles considerarem trabalhoso ou dificultoso. Buscando minimizar essa realidade a Profª Ma. Rita Regina Costa, coordena o projeto de extensão intitulado “Atuação da Contabilidade na Formação e Ação Extensionista para Desenvolvimento Rural”, pretende proporcionar aos discentes do curso experiências na articulação dos conhecimentos teóricos nas disciplinas, principalmente Contabilidade Agropecuária com ações práticas de intervenção na educação financeira para produtores rurais na gestão de seus empreendimentos.
A professora Rita destaca que as ações desenvolvidas no projeto serão “a partir das visitas durante a Feira livre em Senhor do Bonfim, para conversa e repassar algumas orientações, sendo possível contribuir e que com controles simples de entrada e saída, podem apurar seus ganhos e melhorar os gastos de produção, além de desmitificar que as práticas contábeis são complexas”. O Colegiado de Ciências Contábeis ainda realizará durante a Semana Contábil 2022, uma oficina com a participação dos produtores rurais da região.
O Departamento de Educação, Campus VII, em Senhor do Bonfim, forma Contadores(as) há mais de 15 anos com habilidades técnico-profissional com formação indispensável, na prestação de serviços na qualidade de servidor público, professor-pesquisador universitário, profissional autônomo, escritório individual ou em sociedade com outros contadores(as) ou com profissionais afins, tais como advogados, economistas, administradores, atuários, estatísticos e outros. A UNEB continuamente trabalha em cooperar e fortalecer para o desenvolvimento sustentável em todas as áreas do Território Piemonte Norte do Itapicuru.
Irenilda Maria
NAC-DEDCVII/UNEB